É novo » 9.11.2013

Para Deus, todos estão vivos: comentário ao Evangelho de domingo
Ao tempo de Jesus, a fé na ressurreição era recente e não era ainda partilhada por todos os judeus. Os fariseus acreditavam nela firmemente; para eles era evidente que o Deus da vida não abandonaria os seus fiéis à morte. Mas podia ser-se um bom judeu sem crer na ressurreição da carne. Era o caso dos saduceus. Para justificar a sua recusa na ressurreição, tentavam demonstrar que uma tal crença conduzia a situações ridículas. A sua lógica era imparável: uma mulher não pode ter sete maridos ao mesmo tempo, estamos de acordo; se crê na ressurreição, diziam a Jesus, o inaceitável vai acontecer: ela teve sete maridos sucessivos, que morreram uns após outros; mas se todos ressuscitarem, já se sabe o que vai acontecer! O erro desta argumentação, responderá Jesus, consiste em procurar a fé nos nossos raciocínios.

Redação e biblioteca da “Brotéria” vão ocupar antigo edifício da Hemeroteca de Lisboa, revela provedor da Santa Casa da Misericórdia
O antigo edifício da Hemeroteca Municipal de Lisboa, no Bairro Alto, vai albergar a publicação “Brotéria – Cristianismo e Cultura”, bem como o seu arquivo e biblioteca, anunciou o provedor da Santa Casa da Misericórdia, Pedro Santana Lopes. A instalação da revista, que desde 1902 é publicada pelos Jesuítas em Portugal, deverá acontecer no próximo ano, depois da realização de obras no edifício, na R. de S. Pedro de Alcântara. No fim de 2012, a Câmara de Lisboa celebrou com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa um acordo de permuta, com base no qual o edifício no Bairro Alto passou a ser propriedade desta última entidade. «Antes de eu ser provedor, a Santa Casa assinou um acordo com a Companhia dos Jesuítas para a Brotéria, bem como o arquivo e a biblioteca, ir para o edifício da hemeroteca”, disse Santana Lopes à Lusa.

Dedicação da Basílica de Latrão, a mãe de todas as igrejas | IMAGENS |
Muitas pessoas pensam que a basílica de São Pedro é a principal igreja do Papa, mas na verdade é a de S. João de Latrão, a catedral da diocese de Roma, cuja dedicação os católicos evocam a 9 de novembro.

Anúncios