É novo » 26.7.2013

Papa Francisco aos jovens: «Bota fé», esperança e amor na tua vida | IMAGENS |
O papa pediu hoje às centenas de milhares de jovens reunidos na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, para fazerem das suas vidas uma morada onde a fé, a esperança e o amor sejam o critério decisivo. «Se desejamos que a vida tenha verdadeiramente sentido e plenitude, como vós mesmos desejais e mereceis, digo a cada um e a cada uma de vós: “mete fé» e a tua vida terá um sabor novo, haverá uma bússola que indica a direção; “mete esperança” e cada dia teu será iluminado e o teu horizonte deixará de ser escuro, mas luminoso; “mete amor” e a tua existência será como uma casa construída sobre a rocha, o teu caminho será feliz porque encontrarás muitos amigos que caminham contigo. Mete fé, mete esperança, mete amor!».

Papa Francisco: um país só é grande quando não deixa os pobres para trás
O papa deslocou-se esta quinta-feira à comunidade da Varginha, bairro pobre do Rio de Janeiro, onde lançou um apelo à solidariedade, «palavra frequentemente esquecida ou silenciada porque é incómoda» e que «quase parece um palavrão». «Só quando se é capaz de compartilhar é que se enriquece de verdade. Tudo aquilo que se compartilha, multiplica-se. Pensemos na multiplicação dos pães por parte de Jesus. A medida da grandeza de uma sociedade é dada pelo modo como trata os mais necessitados, que não têm outra coisa senão a sua pobreza», vincou. Vida, família, educação, saúde e segurança constituem para Francisco os pilares sem os quais é impossível o desenvolvimento do ser humano, sublinhou Francisco.

O que é que nos olha de frente?
Temos mesmo de deixar a zona de conforto dos mapas para nos tornarmos viajantes, enamorados, vigilantes, sentinelas. Dir-se-ia que a vida nos pede uma escuta que atravesse o tempo, que perfure os séculos, que transcenda a paisagem, sintonizando com aquilo que verdadeiramente temos diante de nós. E, por isso, temo-nos de perguntar muitas vezes, pela vida fora: Qual é a nossa fronteira? O que é que nos olha de frente? O que trazemos diante de nós?

Papa Francisco na comunidade da Varginha: resumo em vídeo | VÍDEO |
O papa visitou esta quinta-feira a comunidade da Varginha, bairro pobre do Rio de Janeiro, no Brasil. Francisco entrou e rezou na pequena capela, foi abraçado por crianças, recebeu um cachecol do clube de futebol de que é adepto, conversou com jovens e dirigentes locais, e, por fim, proferiu um breve discurso no campo de futebol. O vídeo que apresentamos é um resumo desse percurso pelas ruas da Varginha, ainda mais apertadas com as milhares de pessoas que o queriam ver, tocar e falar. Incluímos também alguns excertos da intervenção do papa.

Anúncios