É novo » 19.6.2013

Jornada Nacional da Pastoral da Cultura: inscrições abertas

Jovens pedem à Igreja que comece a fazer dieta
«A evangelização da primeira geração incrédula do Ocidente pede à Igreja, precisamente, que se ponha a fazer dieta, a fim de corresponder à ideia essencial de uma comunidade como lugar da Palavra e da possível geração na fé. Os jovens – e essa é outra faceta da sua fragilidade – não gostam de meios-termos nem de ambiguidades, e isso é muito difícil para qualquer um. Não desculpam nada, nem sequer a si próprios, por isso, muitas vezes, sofrem de depressões agudas. Também neste campo, a palavra dieta poderia dar alguma sugestão de atuação.» A poucos dias da 9.ª Jornada Nacional da Pastoral da Cultura, que esta sexta-feira, 21 de junho, reflete em Fátima sobre o tema “Culturas Juvenis Emergentes” (com inscrições ainda abertas), continuamos a fazer a pré-publicação de excertos da obra “A primeira geração incrédula”, de Armando Matteo.

Auditório Vita acolhe ciclo de cinema com filmes alternativos
O Auditório Vita, estrutura pertencente à arquidiocese de Braga, inicia a 28 de junho um ciclo de cinema, em coordenação com Margarida Avillez, do Grupo de Cinema do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura. «Usufruindo do excelente espaço exterior, aliamos o “útil ao agradável” para criar uma autêntica sala de cinema ao ar livre com filmes alternativos de grande qualidade».A iniciativa começa com “Os Coristas”, de Christophe Barratier, seguindo-se, a 5 de julho, “A invenção de Hugo”, realizado por Martin Scorsese, e “Cinema Paraíso, de Giuseppe Tornatore.

A difícil questão religiosa na União Europeia contada pelas cruzes e auréolas da nova moeda dedicada aos santos Cirilo e Metódio
Nunca terá passado pela cabeça dos santos Cirilo e Metódio que mais de mil após a sua morte haveriam de estar no centro de uma disputa reveladora dos problemas que as religiões, e em particular o Cristianismo, causam no Velho Continente. Em 2012 a Eslováquia decidiu comemorar os 1150 anos da chegada dos dois patronos ao seu território com a cunhagem de uma moeda, desenhada por um artista local. O problema começou quando a Comissão Europeia e alguns estados da União torceram o nariz ao desenho da face nacional da moeda, nomeadamente a duas cruzes e igual número de auréolas sobre a cabeça dos padroeiros da Europa.

Vaticano une-se aos caminhos de ferro italianos para oferecer «viagem através da beleza» a 250 crianças
A Santa Sé uniu-se à companhia estatal ferroviária italiana para oferecer uma «viagem pela beleza» a 250 crianças, num trajeto de 600 km que este domingo vai unir Milão, no norte, à estação do Vaticano. Após o desembarque, os passageiros deste comboio, crianças de 6 a 10 anos, residentes em Itália, de 12 nacionalidades e com problemas psicossociais, vão encontrar-se com o papa Francisco, revelam os serviços informativos da Santa Sé. Uma banda musical infantil acolherá as crianças, muitas das quais nunca viajaram, que levam consigo trabalhos preparados nos últimos meses, como desenhos, vídeos e pequenas histórias.

Anúncios