É novo » 14.6.2013

Jornada Nacional da Pastoral da Cultura: inscrições abertas

Fé na agricultura?
«Beber vinho já não dá de comer a um milhão de portugueses. Portugal já não é o país rural da primeira metade do século XX. A agricultura perdeu peso económico e social à medida que avançaram primeiro a indústria, depois os serviços e as novas tecnologias. Mas veio a crise, e tal como o filho pródigo, milhares de “novos agricultores” regressam a terras antes abandonadas e juntam-se a outros milhares de “filhos mais velhos”, que resistiram a partir e mantiveram viva a agricultura durante a travessia do deserto que o setor passou nas últimas décadas. Alimentar o mundo é um trabalho importante, não é?» Uma reflexão do vice-coordenador da Ação Católica Rural da Diocese do Porto, por ocasião da 50.ª Feira Nacional da Agricultura.

Nova encíclica será assinada por papa Francisco e papa emérito Bento XVI, dizem media italianos
A encíclica sobre a fé que Bento XVI começou a trabalhar nos meses anteriores à sua renúncia vai ser publicada com a contribuição do papa Francisco, revelou o próprio esta manhã aos membros do Conselho Ordinário da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos. «Agora deve sair uma encíclica sobre a fé», disse Francisco, que, segundo o site Vatican Insider e a agência italiana Ansa, falou sobre este assunto sem olhar para o discurso que leu no encontro. Será «uma encíclica a quatro mãos»: «Começou-a o papa Bento, entregou-ma, é um documento forte», e escreverei «que recebi este grande trabalho que ele fez e que eu o levei por diante».

Festival Terras Sem Sombra: Milagre no Alentejo | VÍDEO + IMAGENS |
Chega a primavera e despontam pelo Baixo Alentejo as Terras Sem Sombra (TSS) – um festival de música sacra promovido pelo Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja. Música eterna, que as polifonias deste ano vão de Guillaume de Machaut (século XIV) a György Ligeti (século XX), das giestas às alcachofras. É o mais qualificado e humano dos festivais, único na biodiversidade da sua ligação à terra, à água e ao ar. Com direção artística de Paolo Pinamonti, o festíval é um prodígio incomparável (graças também à dedicação e zelo de Sara Fonseca e de José António Falcão). Sons, arte e natureza dialogam. Artistas e público partilham mesa e comungam nos ideais. Participar no TSS é um privilégio para os artistas e para o povo (mas parece que nem todos o entendem). No Alentejo mora a qualidade.

Seminário sobre a “Presença do Franciscanismo na Filosofia Portuguesa”
O Centro de Estudos de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa e a Província Portuguesa da Ordem Franciscana organizam no dia 21 de junho, em Lisboa, o 2.º Seminário de Investigação “Presença do Franciscanismo na Filosofia Portuguesa”. A iniciativa, que decorre no Centro Cultural Franciscano, tem como objetivo continuar a divulgar o trabalho iniciado pela equipa ligado ao projeto. Conheça o programa e as figuras em destaque no próximo ano letivo.

Cinema: “António, Guerreiro de Deus” | VÍDEO + IMAGENS |
Realizado por Antonello Belluco, o filme produzido em 2006 conta a história da vida de António praticamente desde o seu naufrágio ao largo da costa da Sicília Ocidental. O acidente ocorre no regresso de Marrocos, para onde se dirigira a fim de iniciar a sua missão evangelizadora, seguindo as pisadas dos missionários Franciscanos que conhecera em Coimbra e por cujo espírito de simplicidade, idealismo e fraternidade, além da determinação missionária, se deixara tocar profundamente. Uma obra que, mesmo sem rasgo artístico e muito aquém das plenas potencialidades dos recursos cinematográficos para aprofundar a personagem, a sua mística e o seu carisma, não deixa de constituir um razoável meio para conhecer e divulgar a vida de Santo António, como relato dos mais importantes momentos da sua vida, implicando também as suas principais motivações e inspirações. Veja aqui o filme completo.

Anúncios