É novo » 17.5.2013

Jornada Nacional da Pastoral da Cultura debate «Culturas Juvenis Emergentes»
A 9.ª Jornada Nacional da Pastoral da Cultura, que decorre a 21 de junho em Fátima, vai refletir sobre as “Culturas Juvenis Emergentes”, retomando o tema analisado na última assembleia plenária do Pontifício Conselho para a Cultura. Entre os intervenientes estará o sociólogo José Machado Pais, investigador coordenador do Instituto de Ciências Sociais de Universidade de Lisboa e professor convidado do ISCTE, além de autor de vários artigos e obras, a última das quais “Sexualidade e Afetos Juvenis”. O encontro, dividido em conferências, mesas redondas e momentos artísticos, conta também com o sacerdote jesuíta José Frazão, que este mês viu publicada a obra “A Fé Vive de Afeto – Variações sobre um tema vital”. O cantor e compositor Manuel Fúria, a atriz Inês Nogueira e o ator Miguel Loureiro também participam na jornada, a par do presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, D. Pio Alves.

Economia, pobreza, medo: papa faz o discurso mais crítico sobre sistema financeiro desde que foi eleito
O papa proferiu esta quinta-feira no Vaticano a intervenção mais vigorosa e crítica sobre questões sociais, políticas e económicos desde que foi eleito bispo de Roma, há pouco mais de dois meses. O «desequilíbrio» na distribuição dos rendimentos deve-se às «ideologias que promovem a autonomia absoluta dos mercados e a especulação financeira, negando assim o direito de controlo aos estados em ordem a proverem o bem comum», salientou. «A maior parte dos homens e mulheres do nosso tempo continua a viver em precariedade diária», o que implica «consequências psicológicas», como «o medo e o desespero», fenómenos que ocorrem também «nos países consideradas ricos». Este posicionamento perante o dinheiro, o poder e os mais pobres revelam «a recusa da ética» e também «de Deus», considerado nos meios «financeiros, económicos e políticos» como «perigoso» dado que «chama o homem à sua plena realização e à independência de todo o género de escravidão».

Leitura: “Raízes do Presente – Estudos de História Contemporânea”
O presente não se compreende sem as suas raízes históricas, nomeadamente as mais recentes. O Portugal que somos hoje é devedor, muito particularmente, da forma como a modernidade foi instaurada entre nós, desde começos do séc. XIX, quando o país foi sacudido pelas invasões de exércitos estrangeiros e pela dominação externa, que levou à implantação do liberalismo. Os textos reunidos neste livro pretendem ser um modesto contributo para a compreensão das vicissitudes do processo de modernização e de europeização de Portugal. Incidem sobre as invasões militares sofridas pelo país, sobretudo as invasões francesas, que ficaram marcadas pela firme defesa popular da identidade e da independência nacionais; sobre as relações da Igreja com a sociedade e o Estado, desde os primórdios do liberalismo até ao séc. XX; e sobre o salazarismo, distinto dos demais autoritarismos europeus.

“A República Di Mininus”: reencontrar na infância uma mensagem de esperança | VÍDEO + IMAGENS |
“A República Di Mininus” é um conto de uma ingenuidade tocante que carrega a simplicidade e profundidade de uma mensagem de esperança para África e para o mundo colocada nas mãos da geração do futuro. Não deixando de ser quase uma obra “de crianças para crianças”, até pelo seu caráter pedagógico, o filme de Flora Gomes não se exclui como cumprimento de uma proposta para adultos. Um cinema que não encherá o olho pela sua vertente técnica mas que é capaz de evocar um tempo e um espaço em que nós, agora “demasiado crescidos” e presos à complexidade dos nossos impossíveis, resolvíamos os males do (nosso) mundo de forma extraordinariamente fácil, possível… e real.

O poema
Aquilo que o poema ensina é que a beleza é uma metafísica concreta, um ponto de união entre o invisível e o visível, encarnação do espírito, forma sensível daquilo que é suprassensível. Contra o mundo domesticado dos discursos, o poema restaura a inevitabilidade da experiência.

Anúncios