É novo » 14.4.2013

Conheça os nomes e os rostos dos oito cardeais que vão ajudar o papa a governar a Igreja e a reformar a Cúria Romana | IMAGENS |
O papa Francisco nomeou este sábado um grupo de oito cardeais dos cinco continentes para o aconselhar no governo da Igreja universal e estudar a revisão da constituição “Pastor bonus”, que regulamenta o funcionamento da Cúria Romana. A decisão foi tomada no seguimento de uma sugestão avançada durante as reuniões de cardeais que antecederam o conclave para a eleição do sucessor de Bento XVI, revela a sala de imprensa da Santa Sé. Francisco está a partir de agora em contacto com os oito cardeais, tendo marcado para os dias 1 a 3 de outubro a primeira reunião com o grupo, que é secretariado por um bispo.

Igreja deve discutir problemas sem fugir deles nem optar por mexericos, diz papa Francisco no dia em que o futebol chegou à homilia
O papa sublinhou hoje no Vaticano que a Igreja, em todas as suas instâncias, deve recorrer ao diálogo para solucionar os seus problemas, não fugindo deles nem recorrendo à maledicência. «Quando existem dificuldades é preciso enfrentá-las bem, apontá-las e falar sobre elas, sem nunca as esconder. A vida é assim. Devemos aceitá-la como ela é, não como gostaríamos que fosse», frisou . Na semana em que se encontrou com o presidente da sua equipa de futebol, Club Atlético San Lorenzo de Almagro, e recebeu uma camisola do clube fundado por um padre, Francisco afirmou que a atitude da Igreja deve ser como a de um guarda-redes «que impede o golo de onde quer que venha».

Uma frase para dizer o papa Francisco e a primavera na Igreja: «A bondade é o idioma que o surdo ouve e o cego vê»
O diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura considera que a frase «a bondade é o idioma que o surdo ouve e o cego vê», do escritor norte-americano Mark Twain (1835-1910), sintetiza o ambiente que se vive entre muitos católicos. «Um mês passado da eleição do Papa Francisco, talvez essa frase, melhor do que outras, nos possibilite a compreensão da expectativa primaveril que percorre agora a Igreja, e vai até para além dela», escreve o padre José Tolentino Mendonça. Ainda que o pontificado seja curto, o responsável está convicto de que os primeiros 30 dias marcam «um estilo» que tem causado «enorme entusiasmo».

Exposição no Vaticano sobre cultura gaúcha homenageia papa Francisco
O gaúcho e a sua cultura, que simboliza as pampas argentinas, é o tema de uma exposição que vai decorrer no Vaticano de 9 de maio a 8 de junho para homenagear o papa Francisco, nascido no país.

Anúncios