É novo » 3.4.2013

A Buenos Aires do papa Francisco | IMAGENS |
O sermão que ressoava na praça fora proferido em setembro de 2012. Dissera aquilo numa missa dedicada a vítimas de escravatura. Dedicava-se. Por elas, muitas vezes apanhava o autocarro número 126 e só saía cerca de uma hora depois na esquina da Rua Lacarra com a Avenida Diretório, onde se instalou uma organização não religiosa nascida no auge da crise económica de 2001. “Falava muito com as vítimas”, contou-nos Gustavo Vera, líder da cooperativa La Alameda, que desde 2005 combate o tráfico de pessoas e o trabalho escravo. “Quando uma vítima estava muito angustiada, recebia-a imediatamente. Mudava a agenda, mesmo que tivesse um governador para receber. Solidarizava-se muito. Vi-o chorar várias vezes perante relatos tremendos.”

O multiculturalismo faliu?
Mais do que uma coexistência pacífica de diferentes comunidades e indivíduos, o modelo intercultural afirma-se no cruzamento e miscigenação cultural, sem aniquilamentos, nem imposições. É uma dinâmica interativa e relacional. Muito mais do que a simples aceitação do “outro”, a verdadeira tolerância numa sociedade intercultural propõe o acolhimento do outro e transformação de ambos com esse encontro, decorrendo daí um novo “Nós”. Sempre plural, mas também coeso. A opção intercultural é, de todas as políticas de gestão da diversidade cultural, a mais exigente: necessita, para o seu desenvolvimento, de convicção, investimento, negociação e transformação mútua. 

Nova edição do festival de música sacra Terras sem Sombra promove ecologia e divulga produtos do Alentejo | VÍDEOS |
A promoção de produtos alentejanos é uma das apostas da 9.ª edição do festival de música sacra Terras sem Sombra, organizado pelo Departamento do Património Histórico e Artístico da diocese de Beja. A edição de 2013 do festival que decorre em igrejas e outros espaços localizados na diocese alentejana é dedicada à Polifonia, desde o Gótico à contemporaneidade, apostando numa programação nacional e internacional «de muito elevado nível artístico». A agenda prevê também a realização de conferências, visitas guiadas e ações de salvaguarda da biodiversidade, evocando o Ano Internacional da Cooperação pela Água e o Ano Europeu dos Cidadãos, promovidos pela Unesco e União Europeia, respetivamente.

O ovo e a ressurreição
Santo Agostinho no seu Sermão 105 declarava: «A esperança, na minha opinião, é comparável com o ovo: com efeito, ela ainda não alcançou o objetivo e, do mesmo modo, o ovo já é algo mas ainda não é o pintainho». Talvez seja desta forma que, progressivamente, o ovo se vai transformando em sinal pascal quer para Cristo quer par o cristão: o sepulcro é comparável com o invólucro que faz sair o ressuscitado vivo. Portanto, na Idade Média penduravam-se os ovos de avestruz em numerosas igrejas europeias durante a Semana Santa e preparavam-se os relicários com dois ovos para simbolizar o nascimento e a ressurreição de Cristo.

Lançamento da Obra Completa do Padre António Vieira

Lançamento da Obra Completa do Padre António Vieira

Anúncios