É novo » 28.3.2013

Cardeal Jorge Bergoglio, hoje papa Francisco, ao clero de Buenos Aires na missa de Quinta-feira Santa
«Sabemos que a unidade se cuida cuidando das mediações. E a Esperança é mediadora por excelência quando está atenta aos pequenos detalhes nos quais se dá esse misterioso intercâmbio de fragilidade por misericórdia. Quando há bons mediadores, desses que cuidam dos detalhes, não se rompe a unidade. Jesus cuidava dos detalhes. O “pequeno detalhe” que faltava uma ovelha. O “pequeno detalhe” da viúva que ofereceu as suas duas moedas.» Excertos da homilia proferida há 10 anos pelo cardeal Jorge Mario Bergoglio, então arcebispo de Buenos Aires, aos padres reunidos na manhã de Quinta-feira Santa para a Missa Crismal, quando o clero se reúne na catedral junto do seu bispo como sinal de unidade e de compromisso com a opção sacerdotal.

Que sentido tem a Páscoa?
A Eucaristia, por vezes repetida como mero culto ou rotineiro signo de pertença sociológica, é, na verdade, o lugar vital da decisão sobre o que fazer da vida. Todas as vidas são pão, mas nem todas são Eucaristia, isto é, oferta radical de si, entrega, doação, serviço. Todas as vidas chegam ao fim, mas nem todas vão até ao fim no parto dessa utopia (humana e divina) que trazem inscrita.

Responsórios de Quinta-feira Santa: música de Fernando Almeida pela Capella Patriarchal | ÁUDIO + VÍDEO |
O presente CD reúne um conjunto de peças de Fernando de Almeida (ca. 1600-1660), compositor até há pouco tempo quase desconhecido cuja sólida escrita contrapontística e apreciável expressividade retórica lhe garante lugar de relevo na história da música portuguesa. Natural de Lisboa, Almeida foi aluno do grande polifonista Duarte Lobo. Era frade professo da Ordem de Cristo e foi mestre de capela no Convento de Tomar. Conta-se que D. João V ficou tão impressionado com a sua música que solicitou cópias para a sua Capela Real. Propomos para audição cinco faixas deste trabalho da Capella Patriarchal.

Como oliveira verdejante na casa de Deus: o azeite e as bênçãos dos óleos na Missa Crismal de Quinta-feira Santa | IMAGENS |
A cada Quinta-feira Santa, na Missa Crismal, os padres congregam-se em torno do seu bispo, manifestando a unidade da Igreja. É também nesta celebração que são benzidos os óleos utilizados, ao longo do ano, nos sacramentos do Baptismo, Crisma e Unção dos Doentes. Este texto recorda a relação do azeite com as religiões e explica como o Judaísmo e o Cristianismo se apropriaram em termos corporais e espirituais das propriedades do fruto da oliveira.

Música e vídeo unem tradições penitenciais católicas à criação artística contemporânea
A tradição popular quaresmal da Beira Alta inclui vários ritos de carácter penitencial, como a Procissão dos Penitentes, a Procissão do Enterro, o Canto da Verónica e a Encomendação das Almas. O título do concerto, “O vos omnes qui transites per viam” (Ò vós todos que passais pelo caminho), foi extraído do livro bíblico das Lamentações, redigido provavelmente por um discípulo do profeta Jeremias, que chora sobre a devastação de Jerusalém, entre 587 e 586 a.C.

“Terra Prometida”: imagem pascal evoca caminho para um planeta mais justo e ecológico | VÍDEO + IMAGENS |
Trazendo a lume uma velha, pertinente e nada consensual questão sobre a racionalidade do uso dos recursos naturais, Gus Van Sant propõe em ‘Terra Prometida’ uma reflexão sobre os custos e benefícios da exploração do gás natural que, embora focalizada numa região dos Estados Unidos, abrange uma discussão a nível planetário. Com uma realização escorreita e um naipe de excelentes atores, os argumentos de Van Sant pendem de forma muito evidente para a perspetiva ambientalista, o que apesar da agilidade com que o seu mais recente filme se desenvolve, não chegará para minimizar o alcance mundial da questão, num mundo, que apesar das convenções, acordos e regras que se vão estabelecendo entre países, continua a ser explorado de forma bastante desigual…

Lançamento da Obra Completa do Padre António Vieira

Anúncios