É novo » 27.3.2013

“A nossa Páscoa”: bispo de Lamego propõe meditações para acompanhar a Quaresma, Semana Santa e Tempo Pascal
«Só secundariamente a Quaresma “prepara” para a Ressurreição do Senhor. Na verdade, todos os “tempos” e todos os domingos do ano litúrgico – portanto, também a Quaresma e os seus domingos – estão depois da Ressurreição e por causa da Ressurreição. E é só sob a intensa luz do Senhor Ressuscitado com o Espírito Santo (Batismo consumado: Lc 12,49-50) que a Igreja – e cada um de nós – pode celebrar autenticamente a sua fé, proceder à correta “leitura” das Escrituras e encetar a “caminhada” quaresmal.» O biblista D. António Couto, bispo de Lamego e presidente da Comissão Episcopal da Missão e Nova Evangelização, assina um dos mais recentes lançamentos da Paulus Editora, de que oferecemos a introdução e um excerto.

Lançamento dos três primeiros volumes da Obra Completa do Padre António Vieira
O bispo do Porto e historiador D. Manuel Clemente é uma das personalidades que vai apresentar a 4 de abril, em Lisboa, os três primeiros volumes, de um conjunto de 30, da Obra Completa do Padre António Vieira (1608-1697). «A obra revelará a militância do missionário, a eloquência do pregador, o empenho e a argúcia política do conselheiro e diplomata ao serviço do Rei de Portugal D. João IV, o crítico vigoroso da discriminação social contra judeus e escravos, a defesa de uma sociedade cristã mais coerente que não segregasse cristãos-novos de cristãos-velhos, o denunciador da corrupção, o professor e o poeta inspirado, o anunciador de futuros de esperança em tempo de crise dolorosa com que o nosso país então se debatia.»

Quaresma, quarta-feira da Semana Santa: sabedoria e sabor dos Padres do Deserto
«Alguém perguntou ao Pai António: ‘que devo fazer para agradar a Deus?’ E o ancião respondeu: ‘Faz o que te digo: para onde quer que vás, tem sempre Deus diante de teus olhos; em tudo o que fizeres ou disseres, tem ptesente as Escrituras; mores onde morares, não fujas».

Anúncios