É novo » 7.3.2013

Quaresma, quinta-feira da semana III: espiritualidade
Quem ora entende, sem grandes explicações, que a oração pertence à vida, nem pode nunca desligar-se dela. Pelo contrário, quem ora dá rumo à vida; a vida é oração e a oração brota da vida, já que o essencial, na relação com Deus, é uma vida entregue. O «aqui estou» dos profetas, ou o «eis-me aqui» de Maria, são a expressão verbal e orante de uma entrega sem condições. Quando o Senhor chama alguém à relação com Ele, no amor e na fidelidade, não chama a entregas parciais ou temporais. Chama à totalidade, como é próprio de amor total. Atitudes medianas ou ambíguas não são dignas do nosso Deus, nem da vocação a que somos chamados: predestinados para ser imagem idêntica à de seu Filho, somos chamados a coisas grandes, nada menos que a participar plenamente da santidade de Deus. Não é monopólio dos conventos; é a vida dos batizados, em cujo coração depositou o Senhor a vida trinitária, como semente destinada a crescer.

Associação Científica e Cultural “Aletheia” inaugurou site
A Aletheia – Associação Científica e Cultural inaugurou em março um novo site que tem como objetivo permitir a visualização das publicações disponíveis, o acesso às últimas novidades e a realização de compras pela internet. Criada em 2005, em Braga, como expressão do empenho da Companhia de Jesus no mundo da cultura, a Aletheia é a entidade responsável pelas várias coleções monográficas editadas com a chancela “Publicações da Faculdade de Filosofia”.

Procissões dos Passos: a sabedoria da cruz
Sempre me lembro, nas procissões dos Passos, da presença de muita gente e de uma atmosfera de silêncio e de emoção: quando criança, como padre e depois como bispo. O que cativa as pessoas? Como espetáculo não é atraente. As imagens do Senhor dos Passos e da Senhora das Dores, centro da manifestação de piedade, são chocantes e desconcertantes. A música é dramática. O ambiente é solene, compenetrado, de respeito e meditação. Que tem de atraente esta devoção popular? As pessoas procuram divertimentos, distrações, e a procissão dos Passos fala de sofrimento. Que mensagem procuram e colhem nesta manifestação religiosa?

Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro seleciona filmes e documentários
A organização da próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que decorre no Rio de Janeiro de 23 a 28 de julho, está a selecionar filmes e documentários para uma mostra de cinema. Criadores, realizadores, produtores e detentores de Direitos de Autor de trabalhos baseados no «modelo de vida cristã» podem propor até 8 de abril as suas obras, que devem ter duração mínima de 30 minutos e máxima de três horas, refere o site da Jornada. «Não são filmes propriamente sobre histórias de santos, mas são filmes que tenham algum caráter de valor por trás deles para que possam entrar na nossa programação», explicou um responsável do departamento dos Atos Culturais da JMJ.

Anúncios