É novo » 31.1.2013

Fé em Deus precisa de «muito estudo» e «diálogo» para combater «bloqueio cultural»
A afirmação da fé em Deus confronta-se com um «autêntico bloqueio cultural» proveniente de um «”cientismo” satisfeito ou meramente ignorante», afirmou esta terça-feira em Lisboa o bispo do Porto, D. Manuel Clemente. «Considero este bloqueio uma das fronteiras mais difíceis e exigentes da nova evangelização, requerendo da nossa parte [Igreja Católica] muito estudo e vontade de aprender, bem como reforçada disposição para o diálogo e o esclarecimento, com a maior coerência prática também», frisou numa conferência sobre o impacto do Concílio Vaticano II (1962-1965).

Semana Santa de Braga apresenta programa com 20 eventos culturais | VÍDEO |
O programa das celebrações da “Semana Santa de Braga”, que o Turismo do Porto e Norte de Portugal quer candidatar a Património Imaterial da Humanidade, vai ser composto por 20 eventos culturais, como exposições de pintura e fotografia e concertos. Uma procissão penitencial ao Bom Jesus, a trasladação do Senhor dos Passos e Via Sacra, a bênção dos Ramos, as procissões dos Passos, do Senhor “Ecce Homo”, da Burrinha e do Enterro do Senhor e a Visita Pascal são alguns dos tradicionais momentos religiosos das celebrações que atraem milhares de peregrinos e turistas a Braga. Conheça as iniciativas, as datas e os locais.

Exposição “Fernando Távora – Modernidade Permanente” mostra projetos que contribuíram para a renovação da arte religiosa em Portugal
A exposição “Fernando Távora – Modernidade Permanente”, que pode ser vista até 15 de fevereiro em Guimarães, apresenta projetos que contribuíram para a renovação da arquitetura religiosa em Portugal. A mostra, coordenada por Álvaro Siza e integrada na programação da Capital Europeia da Cultura – Guimarães 2012, procura traçar uma leitura transversal da obra do autor, cruzando-a com a sua atividade pedagógica, enquanto professor. Fazem parte da exposição documentos, desenhos, fotografias e maquetas de projetos, alguns por encomenda religiosa. Destaque para o Convento das Irmãs Franciscanas de Calais – Externato de Santa Margarida, Gondomar (1961-1971) e a Capela do Instituto Nuno Álvares – Companhia de Jesus, Caldas da Saúde (1963-1965).

Anúncios