É novo » 29.1.2013

Mais de 40 movimentos de leigos católicos portugueses unem-se em novo site | VÍDEO |
A Confederação Nacional do Apostolado dos Leigos estreou na sexta-feira um site na internet que congrega as atividades e objetivos de mais de 40 movimentos católicos portugueses. A página «tem por finalidade proporcionar uma plataforma de comunhão entre os leigos em Portugal, no intuito de testemunhar as razões da sua fé, fomentar o conhecimento recíproco, promover o discernimento cristão comunitário das realidades contemporâneas e dos desafios da sua evangelização e, assim, contribuir para uma maior unidade de espírito e de ação no serviço dos leigos no mundo», explica uma nota enviada ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

O corpo, a origem e o sagrado no Cinema: uma introdução
Se o cinema sempre se interessou em representar o sagrado, é na sua forma menos ilustrativa que melhor o conseguiu, sendo a experiência do sagrado uma experiência “superior” à realidade ou que procura ultrapassar a experiência do dia-a-dia. No entanto é a partir da realidade que o sagrado se encontra e o cinema com os seus meios formais, vai questionar o mundo e a condição humana. O sagrado exprime-se através do encontro entre várias forças que criam uma tensão visual ou sonora, positiva ou negativa, espacial ou temporal.

Revelação de escultura baseada na cruz de Cristo antecede simpósio sobre Teologia do Corpo | VÍDEO |
A cruz “Ut Christus Ecclesiam Amavit” (Como Cristo amou a Igreja), do escultor Carlos Oliveira e do padre Miguel Pereira, vai ser apresentada quarta-feira em Lisboa, no âmbito do Simpósio Internacional da Teologia do Corpo, marcado para junho, em Fátima. Os autores, que se inspiraram nas catequeses do beato João Paulo II sobre a Teologia do Corpo, vão fazer a apresentação da cruz a nível artístico e teológico, enquanto que a cantora lírica Lucília de Jesus interpretará o “Stabat Mater” em gregoriano.

Nova edição da revista “Didaskalia” é dedicada ao Concílio Vaticano II
A mais recente edição da Didaskalia, publicação semestral da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (Lisboa), é dedicada ao Concílio Vaticano (1962-1965). “A condição crente perante os desafios do futuro”, “As revoluções do credível: O Concílio Vaticano II, as mutações religiosas dos anos 60 e Michel de Certeau”, “Consciência e liberdade à luz da doutrina do Concílio Vaticano II”, “Constantino: persistência de um paradigma na Igreja de hoje”, “O aggiornamento como categoria teológica”, “Paróquias e movimentos : uma tensão pós-conciliar?”, “Percursos da Teologia Moral” e “Uma hermenêutica criativa ao serviço da renovação pastoral – Em torno da receção do Concílio no contexto português” são alguns dos temas deste volume. Consulte o resumo dos artigos.

Diretor da Pastoral da Cultura profere conferência sobre Danta, “A Divina Comédia” e a fé em ciclo dedicado ao fado
O padre José Tolentino Mendonça vai encerrar um conjunto de conferências que o Centro Cultural de Belém (CCB) e o Museu de Fado, em Lisboa, dedicam à canção que em 2011 foi integrada no património imaterial da Humanidade. “Dante Alighieri [c. 1265-1321], ‘A Divina Comédia’ e a ideia da Fé” é o tema proposto pelo diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura a 30 de maio, no Museu do Fado, revela a página do CCB.

Anúncios