É novo » 18.1.2013

Paróquia de Cantanhede junta deputado comunista e jornalista católico para colóquio sobre a crença
A paróquia de Cantanhede, na diocese de Coimbra, vai juntar a 24 de janeiro o deputado Bernardino Soares, do Partido Comunista Português, e o jornalista católico Jorge Wemans, anterior diretor de programas da RTP-2. Bernardino Soares nasceu em 1971, é licenciado em Direito e deputado da Assembleia da República desde 1995, assumindo atualmente o cargo de líder parlamentar do PCP. Nascido em Lisboa no ano de 1953, Jorge Wemans foi subdiretor do semanário “Expresso”, de onde saiu em 1989 para fundar o jornal “Público”, onde ocupou as funções de diretor adjunto.

Paróquia de Oeiras organiza debate sobre fé e arte com Emília Nadal e Gonçalo Byrne
O setor da Pastoral da Cultura da paróquia de Oeiras, no patriarcado de Lisboa, organiza a 20 de fevereiro um debate com a pintora Emília Nadal e o arquiteto Gonçalo Byrne, no âmbito de um ciclo de tertúlias sobre o Ano da Fé. Emília Nadal, de ascendência catalã, nasceu em Lisboa em 1938, concluiu a licenciatura em Pintura pela Escola Superior de Belas Artes, na mesma cidade, em 1960. Nascido em Alcobaça no ano de 1941, Gonçalo Byrne diplomou-se em Arquitectura na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, em 1968. Entre as suas obras mais conhecidas incluem-se o complexo Estoril-Sol, em Cascais, o projeto no Mosteiro de Alcobaça e área envolvente, as reconversões em pousada do antigo Hospital de S. Teotónio, em Viseu, e do Palácio de Estói, no Algarve, a torre de controlo de tráfego marítimo em Algés (Oeiras) e a marina de Lagos.

Escutar o Absoluto no Ano da Fé: Bach (2) | VÍDEO |
Despedido depois de ausentar-se quatro meses do trabalho para ouvir Buxtehude, quando tinha combinado com o seu empregador um afastamento de apenas quatro semanas, Bach viajou para Weimar, onde conheceu a obra dos grandes compositores italianos, como Vivaldi, Albinoni, Corelli. A sua sede de conhecimento levava-o a transcrever para órgão as obras dos mestres transalpinos. Neste vídeo propomos a audição de um excerto de um concerto de Vivaldi, seguido pela transcrição para o “rei dos instrumentos” feita por Bach.

Textos do Vaticano II: Ecumenismo
«Promover a restauração da unidade entre todos os cristãos é um dos principais propósitos do sagrado Concílio Ecuménico Vaticano II. Pois Cristo Senhor fundou uma só e única Igreja. Todavia, são numerosas as Comunhões cristãs que se apresentam aos homens como a verdadeira herança de Jesus Cristo. Todos, na verdade, se professam discípulos do Senhor, mas têm pareceres diversos e caminham por rumos diferentes, como se o próprio Cristo estivesse dividido. Esta divisão, porém, contradiz abertamente a vontade de Cristo, e é escândalo para o mundo, como também prejudica a santíssima causa da pregação do Evangelho a toda a criatura.» A Igreja assinala a 18 de janeiro o primeiro dia da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos.

Reality: um olhar inteligente, simples e profundo para o interior dos reality shows | IMAGENS + VÍDEO |
Numa cidadezinha napolitana, Luciano gere os seus dias entre a banca de peixe de que é proprietário, um negócio pouco ortodoxo de crédito e os números de comediante com que diverte familiares e amigos em festas. É precisamente numa dessas festas que conhece uma estrela do “Big Brother” e fica extasiado com o seu aparente estilo de vida. Entusiasmado e instigado pelos seus, concorre ao reality show. Num instante, a simplicidade do seu quotidiano, agora diminuído, é catapultado para um mundo ilusório onde todas as fantasias parecem possíveis. Os dias passam e o que num minuto pareceu tão fantasticamente próximo revela-se cada vez mais drasticamente distante. Luciano recusa-se, porém, a aceitá-lo… Com incrível sensibilidade, o realizador Matteo Garrone, conhecido entre nós pela excelente abordagem ao mundo da Mafia em “Gomorra”, explora os meandros desta nova forma de cultura virtual e as suas relações com os mecanismos identitários, individuais e sociais pré-estabelecidos.

Primeiro catálogo de património da Igreja na diocese de Angra «escreve a fé de um povo»
O catálogo “Igreja Paroquial de São José – Património Móvel e Integrado”, a «primeira publicação» do género na diocese açoriana de Angra, vai ser lançado a 25 de janeiro nas instalações da paróquia sediada na ilha de S. Miguel. O volume «escreve a fé de um povo, que se vai construindo pela descoberta da beleza do Evangelho, e ao mesmo tempo alerta para a urgência em conservar e preservar o património religioso dos Açores», sublinha uma nota enviada ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

Anúncios