É novo » 10.1.2013

Anterior reitor da Universidade Católica sublinha papel de António de Sousa Franco na criação e consolidação da instituição
Manuel Braga da Cruz, anterior reitor da Universidade Católica Portuguesa, salienta a dedicação e competência de António de Sousa Franco (1942-2005) na criação e consolidação da instituição fundada em 1967. «São passados sete anos sobre o desaparecimento súbito e inesperado do Prof. Doutor António Luciano de Sousa Franco. E no entanto a sua memória permanece viva entre nós, e a sua ausência é tanto mais sentida quanto progressivamente nos vamos dando conta do muito que ele representava para a Universidade Católica Portuguesa. Se é verdade que não existem figuras insubstituíveis, há contudo algumas cuja falta, pela relevância do papel desempenhado, se torna mais difícil de colmatar.»

S. Gonçalinho: festa e solidariedade na evocação aveirense do beato de Amarante | IMAGENS |
O santo terá vivido temporariamente em Aveiro, durante as suas viagens pelo mundo. Aqui conquistou a fé dos habitantes do bairro piscatório da Beira Mar, que a ele entregavam a sua sorte quando saiam para o mar. O seu rosto jovem e risonho fizeram dele o eterno «menino» das gentes da Beira Mar, que lhe ficaram devotas até aos dias de hoje. Um dos costumes mais vincados desta cerimónia é o pagamento de promessas ao padroeiro, sendo atirados quilos de cavacas doces a partir do cimo da capela para o público. Pessoas com camaroeiros na ponta de varas, chapéus ao contrário, e até capacetes, todos eles se juntam ao redor da capela junto da Praça do Peixe.

Universidade Católica estuda percurso de católicos do século XX que se destacaram na cidadania social e política
Católicos e partidos políticos em Portugal, juventudes universitárias, correntes de espiritualidade e ação social são alguns dos temas a abordar nas oito sessões de um seminário que vai ser promovido pelo Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa. O ciclo de história contemporânea dedicado ao tema “Crença e Cidadania” realiza-se de fevereiro a novembro, no primeiro sábado de cada mês. O Centro de Estudos anunciou também que as suas obras podem ser agora adquiridas em formato eletrónico através da internet.

Anúncios