É novo » 7.1.2013

Referentes da Pastoral da Cultura reúnem-se em Fátima
O Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura (ENPC) vai realizar o 8.º Encontro Nacional de Referentes a 2 de fevereiro, em Fátima. Na mensagem enviada aos responsáveis pela Pastoral da Cultura de várias dioceses portuguesas, o diretor do SNPC sublinha que a atual «crise» apresenta «implicações culturais de fundo». «Que modelos de felicidade perseguimos?»; «em que estilos de vida nos revemos?»; «o que é que a nossa sociedade coloca no centro, como critério fundamental?» são algumas das questões colocadas pela situação social e económica, assinala o padre José Tolentino Mendonça.

Diretor da Pastoral da Cultura vai assinar coluna no semanário “Expresso”
O anúncio foi revelado no “Expresso” deste sábado, edição que assinala o 40.º aniversário do jornal. O “Expresso” chegou a uma tiragem de 115 mil exemplares e a uma circulação de quase 103 mil em setembro e outubro de 2012, de acordo com dados publicados no site da Associação Portuguesa para o Controlo de Tiragem e Circulação.

Congresso internacional e seminário analisam implicações do Concílio de Trento na Igreja Católica
O Concílio de Trento, que em 2013 completa 450 anos do seu encerramento, vai ser objeto de reflexão de um colóquio internacional que decorre de 6 a 8 de novembro em Braga, bem como de um seminário em oito sessões organizado pelo Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa. Pela época em que ocorreu e pela importância das transformações sociopolíticas, institucionais e culturais que o motivaram e que, depois, promoveu, o Concílio de Trento ocupa uma posição de charneira com grande significado na longa viragem do mundo antigo e medieval para o moderno. Realizado em três fases entre 1545 e 1563, maioritariamente em Trento, atual Itália, o concílio «ficou famoso por ter impulsionado a chamada Contra-Reforma católica, em reação à chamada reforma protestante.

“Os Miseráveis”: obra sobre a condição humana revisitada em musical | IMAGENS + VÍDEO |
Numa França em transição entre a primeira e a segunda república, Jean Valjean termina a sentença cumprida em 20 penosos anos. Ao libertá-lo, Javert, o cioso defensor da lei que garantiu o cumprimento da pena de Valjean por roubar um pão para uma criança faminta, promete vigiá-lo para sempre. Recusado para trabalho, Valjean encontra finalmente num mosteiro e na caridade de um bispo, que o acolhe com incondicional misericórdia, a possibilidade de redenção. Nomeado para os Golden Globes na categoria de melhor musical/comédia, entre outras, e provavelmente um dos mais fortes candidatos aos Óscares, é particularmente reconhecida a qualidade das interpretações de Hugh Jackman (ator principal) e Anne Hathaway (atriz secundária), além das composições musicais originais de Alain Boublil, Herbert Kretzmer e Claude-Michel Schönberg.

— Em agenda para hoje —

Jornadas de Teologia debatem “O Ano da Fé nos 50 anos do Concílio”
“O Ano da Fé nos 50 anos do Concílio” é o tema das Jornadas de Teologia que decorrem no Porto de 7 a 10 de janeiro. “Transmitir e propor a fé: encruzilhadas e desafios”, “Leitura da situação religiosa dos portugueses” e “Fé e Ética na Cultura de hoje” são algumas das conferências propostas pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa. Conheça o programa.

Anúncios