É novo » 1.12.2012

Padre Tolentino Mendonça apresenta coleção “Santos e Milagres na Idade Média Portuguesa”
O padre José Tolentino Mendonça apresenta a 10 de dezembro, em Lisboa, a coleção “Santos e Milagres na Idade Média Portuguesa – Textos e cultura da pré-nacionalidade”. Além do diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura estarão presentes na sessão D. Nuno Brás, bispo auxiliar de Lisboa, em representação do cardeal-patriarca, D. José Policarpo, e o reitor da Universidade de Lisboa, António Sampaio da Nóvoa. «São textos de deslumbrante vivacidade e qualidade literária, traduzidos com o maior rigor científico, que farão o leitor curioso (vi)ver o quotidiano com outros olhos».

Festas Nicolinas agitam Capital Europeia da Cultura e recordam devoção a S. Nicolau
Começam este sábado em Guimarães, pelas 6h00 da manhã, as “novenas” das Festas Nicolinas, tradição com origem na devoção cristã a São Nicolau, bispo de Mira, atual Turquia, que morreu em meados do século IV. O culto a S. Nicolau, que se espalhou pela Europa sobretudo a partir do século X, terá chegado a Guimarães através dos peregrinos que se deslocavam à cidade para venerarem a imagem de Santa Maria, e também devido à passagem de romeiros de e para Santiago de Compostela. As celebrações eram inicialmente de cariz exclusivamente religioso. Com o passar do tempo vão sendo incluídas manifestações de caráter profano, como cantares e danças.

Paulus abre livraria em Tomar
A Paulus inaugurou esta quarta-feira uma livraria em Tomar, cerimónia que contou com a bênção do bispo de Santarém, D. Manuel Pelino. O prelado sublinhou que a livraria é um espaço de cultura e que o livro é um amigo.

Anúncios