É novo » 27.11.2012

A importância do agora: os desafios de um cristianismo sapiencial (1) | VÍDEO | «Hoje sentimos a necessidade de uma fé voltada para a vida. De uma fé que constitua uma arte de viver, e não apenas um conjunto de práticas ou credos que vamos mantendo vivos ao longo da História. Precisamos de mais. Em nós próprios observamos muitas vezes um analfabetismo perante os atos fundamentais da vida. Há momentos que nos deixam sem palavras, sem apoio: uma doença, um incidente, uma crise, uma alegria, um grande encontro, que frequentemente parecem um caminho paralelo, para o qual a fé não tem capacidade de acolhimento.» Primeira parte da conferência “A importância do agora: os desafios de um cristianismo sapiencial”, proferida pelo padre José Tolentino Mendonça, diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, no âmbito do ciclo “Viver a Fé aqui e agora”.

Projeto cultural e social acolhe Coro Johann Sebastian Bach A paróquia de S. José, em Ponta Delgada, recebe este domingo, 2 de dezembro, o Coro Johann Sebastian Bach, no âmbito do projeto cultural e social “Indigências”, que visa unir diversos contributos da área das artes no espaço da igreja «como oposição consciente e ativa à degradação visível das condições do meio onde esta se insere». 

Estreia moderna de “Te Deum” de António Leal Moreira revive tradição de ação de graças a Deus pelo ano findo
A tradição de cantar o “Te Deum” no dia 31 de Dezembro, como ação de graças pelo ano que passou, deu origem a uma das cerimónias litúrgico-musicais mais importantes da Lisboa setecentista. Este ano a igreja de S. Roque, na capital, acolhe a obra homónima de António Leal Moreira, composta em 1786, para dois coros, oito solistas e orquestra, em primeira audição moderna. Jorge Matta, responsável pela direcção do Coro e da Orquestra Gulbenkian, revela alguns aspetos do concerto: «Vamos separar os dois coros, cada um ocupará um dos lados da nave, com a orquestra à frente. Isto vai permitir um efeito antifonal de diálogo, muito importante em obras deste tipo, que exigem essa noção espacial».

Anúncios