É novo » 18.11.2012

Presidente do Pontifício Conselho da Cultura surpreendido com «riqueza» e grandiosidade do Átrio dos Gentios em Portugal
O presidente do Pontifício Conselho da Cultura expressou este sábado a sua «surpresa» pela forma como decorreu a sessão portuguesa do Átrio dos Gentios em Guimarães e Braga, dedicada ao tema “O valor da vida”. Em declarações aos jornalistas, o cardeal Gianfranco Ravasi sublinhou a «riqueza» proporcionada pela «multiplicidade de intervenções e de temas», que abrangeu «quase todos os horizontes da cultura, humanidade, sociedade e espiritualidade contemporâneas». Questionado sobre as suas impressões acerca de Portugal, o prelado salientou que se trata de um país «particularmente vivo do ponto de vista cultural, para além do religioso».

«Crentes têm dívida incalculável pelas mulheres e homens que narram a palavra», sublinha diretor da Pastoral da Cultura
«Nós, crentes, temos uma dívida incalculável pelas mulheres e homens que narram a palavra», afirmou hoje em Braga o diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, antes de enaltecer o «trabalho feito de minúcia e entrega» dos escritores, que respondem a uma «vocação eminentemente espiritual e humanista». Durante o encontro “Narrar a vida torna-a mais preciosa?”, que decorreu no Salão Medieval da Universidade do Minho, Ana Luísa Amaral contou como escrever poesia a salvou durante uma fase da sua vida, enquanto que o padre José Tolentino Mendonça vincou que o ofício da escrita contribui para «salvar o mundo».

Anúncios