É novo » 27.4.2010

«Introdução à Vida Devota» ganha nova edição
“Na Idade Média, de que ainda chegara tanta coisa a S. Francisco de Sales, “converter-se” quase significava entrar nos claustros ou em ambientes próximos deles. Mas para o bispo de Genebra, já não bastava ser assim. Mais do que apartar-se do mundo, era no mundo que importava estar e exercitar-se, na união a Deus e no testemunho cristão.” Leia o prefácio, assinado pelo bispo do Porto.

Aquele a quem rezamos
Jesus ensina aos seus discípulos a maneira como eles se devem dirigir a Deus, mostrando os sentimentos que Deus experimenta a respeito deles. O Deus que Jesus lhes apresenta é sobretudo o Pai e a conduta prática dos apóstolos deve derivar dele.

Dezassete séculos de vida monástica (2): Pacómio cria a primeira comunidade
Uma das preocupações de S. Pacómio era regular as extravagâncias cometidas pelos eremitas, que se infligiam severas penitências corporais ou viviam empoleirados durante anos no cimo de uma coluna.

Compostela e a Europa | IMAGENS |
O protagonista desta exposição é o prelado Diego Gelmírez (1070?-1140), homem influente e viajante infatigável, cuja acção como bispo e, depois, arcebispo de Compostela, transformou a igreja num espaço de criação com uma influência única na Europa, elevando Compostela ao mesmo nível de Jerusalém e Roma.

Jesus e Maria na voz de místicos e poetas da tradição islâmica iraniana
A Faculdade de Teologia, em Lisboa, organiza este ciclo de conferências no âmbito do diálogo entre Cristianismo e Islão. Os encontros, com entrada gratuita, vão decorrer de 30 de Abril a 8 de Maio em horário pós-laboral (18h30-20h00). Conheça o programa.